sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gestão Democrática e a autonomia da escola


A gestão escolar precisa estar atenta às mudanças para tornar-se instrumento de resistência à exclusão social e à transformação das pessoas em simples mercadoria, visto que este processo não se separa dos imperativos da globalização. Abordando as dimensões da gestão em uma pesquisa realizada NEVES (1995), sobre autonomia escolar, a autora constata que ela se materializa em três eixos interligados que se relaciona com as racionalidades interna, construindo um vinculo de identidade e missão com a organização externa. 1. No eixo administrativo, podemos destacar a figura do papel do diretor e a organização escolar como o todo. 2. Já o eixo pedagógico, que se refere ao P.P.P, destacando a identidade da escola, sua missão social e resultados alcançados. 3. O terceiro eixo, o financeiro, esta ligado diretamente a questão dos recursos e a forma como são administrados. Esse eixo, portanto é o que esta mais associada à autonomia que de acordo com NEVES (1995), consiste na possibilidade e na capacidade da escola elaborar e implementar um projeto político pedagógico que seja relevante á comunidade e a sociedade a que serve. Como um dos maiores colaboradores da educação o Banco Mundial, é o idealizador da proposta, Sobre a autonomia da escola, conforme caracterizada através do mecanismo da descentralização, Devendo existir menos gerenciamento por meio de mecanismos burocráticos centralistas e, além disso, gerenciamento por fins e identificador de desempenho. Dentro de tal estrutura, as instituições devem se tornar mais autônomas e devem ser mais abertamente seguidas pelos usuários. Desse modo pode-se constatar que a autonomia da escola, como forma expressa da descentralização tem seu nascimento no ideário neoliberal que vem atrelado às demais mudanças pelas quais passam a sociedade, o Estado, as instituições e em particular a gestão escolar A autonomia se deve localiza- no alcance de toda a vida social, envolvendo noções da política, da cultura, do trabalho, bem como os processos de produção e consumo. Nas práticas da vida cotidiana. Com (SIQUEIRA e PEREIRA 1998) ‘ A autonomia refere-se às múltiplas capacidades do indivíduo em se representar tanto nos espaços públicos como nos espaços privados da vida cotidiana, ao seu modo de viver e aos seus valores culturais; à luta pela sua emancipação e desalienação; à forma de ser, sentir e agir; à capacidade de potenciar atividades em diversas formas de trabalho; à resolução de conflitos; ao fortalecimento em relação às suas próprias emoções, que o torna capaz de solidarizar com as emoções dos outros e, enfim, estar mais associado em suas ações.'' A autonomia convém para orientar de forma rápida e urgente, as soluções que são reclamadas pelos alunos, pais, professores e direção, na procura de atender as precisões do dia-a-dia, na busca da qualidade. Para NEVES (1995) o conceito de autonomia também está ligado ao de liberdade e democracia, que segundo a autora são valores essenciais aos homens. A escola autônoma, não é uma escola sem regra ou sem controle do estado, a escola autônoma que almeja caminhar para se tornar uma escola cidadã, precisa incluir que a sua autonomia se restringe a pôr as regras pelas quais ela será gerida, de forma democrática, com a participação de todos os atores envolvidos em suas ações educacionais.

Um comentário:

  1. O tabalho de vcs está de parabéns! muito bem organizado, uma ótima visualização, a cor, a fonte as imagens tudo em harmonia com a temática proposta. Parabéns!

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